Instituto Pensar - Microsoft adverte, uso da tecnologia está prejudicando o aprendizado

Microsoft adverte, uso da tecnologia está prejudicando o aprendizado

por Jordan Baker 04/06/2018 - Foto: Jessica Shapiro

A gigante da computação, a Microsoft, adverte que o uso desajeitado da tecnologia está prejudicando em vez de ajudar no aprendizado, e diz que as escolas devem parar de permitir que os alunos usem dispositivos sem entender se estão engajados ou simplesmente entretendo-os.

A empresa global lançará na terça-feira a Transforming Education, um livro que descreve como uma "intervenção". Ele argumenta que escolas em todo o mundo não prestaram atenção suficiente ao planejamento de tecnologia ou à compreensão de como isso pode ajudar.

O vice-presidente de Educação Mundial da Microsoft, Anthony Salcito, disse que as escolas devem aprender com os erros do passado quando implementarem a tecnologia no futuro. "Não é diferente da transição histórica das carruagens puxadas por cavalos para os automóveis", disse ele.

"No momento, estamos vendo muitas escolas tirarem seus carros da estrada."

O livro surge em meio a uma batalha entre gigantes da informática para colocar seus produtos em salas de aula em todo o mundo, um mercado que vale bilhões de dólares. A Microsoft terá a companhia do Google, Samsung, Tesla e muitas outras empresas de tecnologia na conferência EduTECH, em Sydney, no final desta semana.

Controvérsias ainda envolvem a tecnologia nas escolas, com o principal educador finlandês Pasi Sahlberg dizendo na semana passada que os smartphones estão prejudicando o aprendizado . Ele pediu a proibição dos smartphones nas escolas primárias e o ensino do autocontrole digital nas escolas secundárias.

Mas Salcito disse que é tarde demais para um debate sobre se dispositivos deveriam estar nas escolas. "Eu não acho que haja alguma dinâmica para o porquê ou se", disse ele. "Não há nenhum ponto. Não deveria ser sobre o que ou se, mas como podemos construir sobre essa realidade."

O livro, que terá seu lançamento global em Sydney, é baseado em entrevistas com políticos e acadêmicos de educação em todo o mundo, incluindo muitos na Austrália.

Aconselhou os professores a se concentrarem no que eles queriam que seus alunos aprendessem e então escolheram a tecnologia adequada, e disseram que a introdução de dispositivos para crianças deve estar entre as últimas etapas de um longo processo que incluiu o desenvolvimento de uma estratégia e a familiarização dos professores.

Os professores devem estar cientes da distinção entre aprendizado engajado e entretenimento, e reconhecer quando a má implementação da tecnologia está prejudicando o aprendizado, criando distrações ou criando uma "mentalidade de hiperlink" em detrimento do foco.

Para evitar distrações, os professores precisavam educar as crianças sobre a melhor maneira de usar a tecnologia, e os pais precisavam seguir adiante em casa. A raiz do problema da distração nas escolas, segundo o livro, era a falta de diretrizes sobre como os dispositivos deveriam ser usados.

Criticou as políticas do Bring Your Own Device, que são usadas em muitas escolas de NSW, dizendo que elas podem ser "perturbadoras porque as escolas têm que suportar múltiplas marcas e os professores têm que ensinar ao menor denominador comum", disse o livro da Microsoft.

A opção mais eficaz foi quando as escolas forneceram laptops de boa qualidade e bem conectados. A Microsoft acreditava que o dispositivo mais eficiente era aquele que incluía uma caneta digital, já que muitos educadores acreditavam que os resultados da aprendizagem melhoravam quando novas tecnologias, como laptops e tablets, eram combinadas com as antigas, como a caligrafia.

"Um dispositivo flexível, com caneta e teclado, pode desenhar e criar", disse Salcito.

O livro também argumentou que o software em laptops possibilitou um aprendizado mais profundo do que telefones e tablets. "Ter aplicativos é bom, mas não é suficiente", disse o diretor de estratégia de ensino e aprendizagem da Microsoft.

O professor associado Matt Bower, especialista em tecnologia em educação na Universidade Macquarie, disse que o livro da Microsoft reflete a pesquisa no campo.

"Há alguns temas no campo que surgem", disse ele. "O erro de pensar que, se fornecermos tecnologia, isso levará a melhores resultados. Isso não é mais lógico do que dizer que se você der às pessoas uma caneta e um papel, elas aprenderão.

"É tudo sobre as tarefas que você está definindo, é tudo sobre o que os professores acabam fazendo com as ferramentas que lhes são dadas."

Mas ele discordou da visão da Microsoft sobre smartphones e tablets. 

"Há muitas maneiras de os celulares serem usados ​​para um grande sucesso, não é tão simples como dizer que os laptops são melhores que os telefones celulares".

Publicado por: Sydney_Morning_Herald



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: